Google+

Gunshouse

Gunshouse
Gunshouse

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sistemas de mira, qual a mais adequada ao seu uso?

Pode parecer obvio para alguns,  mas muitos não sabem como escolher qual o sistema de mira mais indicado para seu uso.
E acabam por gastar na compra de lunetas e/ou reddots para depois não usar,  não servir para seu tipo de uso.
Entender as características de cada tipo de mira é fundamental para a escolha correta.
Primeiro,  vamos dividir os sistemas de mira em com ampliação (zoom)  e sem ampliação.
Miras com ampliação são fundamentais para tiros de média/longa distância, permitindo visualizar melhor o alvo e ver detalhes que não seriam possíveis sem elas.
Mas a presença de iluminação adequada é fundamental,  sendo totalmente inadequadas em situação de pouca iluminação,.  Não são capazes de foco nítido a curta distância e,   como tem um campo de visão mais estreito,  perde-se mais tempo localizando o alvo,  não sendo indicadas para tiro rápido ou com alvo em movimento,  embora seja possível! 
Miras sem ampliação são indicadas quando a distância até o alvo permite uma adequada visualização do mesmo.  Indicadas para tiros a distâncias curtas/médias.
As miras abertas,  que vem por padrão em quase todos os modelos de carabina de pressão,  se enquadram na categoria de miras sem ampliação. Salvo poucas excessões,  costumam ser relativamente grosseiras.  Mas a capacidade de adaptação do ser humano é notavel,  e com um pouco de treino se "pega o jeito",  conseguindo-se bons tiros até uns 30m ou mais,  dependendo do alvo.
Red dots se enquadram na categoria das sem ampliação (mas existe pelo menos um modelo que tem zoom).  Sendo sincero,  dinheiro jogado fora!  Testei diversos modelos disponíveis no mercado nacional e todos tem problemas serios de paralaxe!  Para obter precisão é necessário acostumar-se a posicionar o olho sempre na mesma posição,  o que,  na prática,  elimina quase todas as vantagens delas sobre as miras abertas. Sem contar as inúmeras vezes em que a bateria te deixará na mão. Consigo tiros muito melhores com mira aberta do que com red dots,  em qualquer distância,  e o tempo de visada é praticamente igual.
Se existe alguma red dot que é realmente livre de paralaxe,  então ai vale a pena.  Eu ainda não encontrei nenhuma.
Lunetas permitem tiros precisos a distâncias maiores,  por possuirem ampliação. Algumas também tem problemas de paralaxe ,  mas a maioria funciona a contento. 
Minha opinião é bem simples.  
0) Se você é o feliz proprietário de uma carabina potente,  categoria mola ou gasram,  vá de mira aberta. Salvo pouquíssimos modelos de carabina,  vais passar raiva com lunetas ou red dots, que se desajustam,  movimentam-se no trilho e algumas até quebram.
1) Se vai atirar em alvos em movimento ou necessita de visada rápida  ou em situações de baixa luminosidade sempre mira aberta.
2) Se vai atirar em distâncias maiores,  alvo parado e luminosidade adequada,  sem dúvida alguma use luneta.
3) Em distâncias médias,  o uso de um ou outro sistema vai do gosto e da acuidade visual de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post.
Ao fazer isto estará automaticamente participando do sorteio de brindes.

Technogun Chumbinhos para carabina de pressão