Google+

Gunshouse

Gunshouse
Gunshouse

domingo, 29 de junho de 2014

Como o cano de uma arma de pressão influencia seu desempenho

Para muitas pessoas,  uma arma de pressão é como é e pronto.  Não importa saber detalhes de seu funcionamento,  detalhes estes que fazem a diferença entre uma arma ruim ou excelente.
Creio que entender o sistema como um todo é primordial,  pois permite utilizar a arma de forma consciente,  obter o máximo de desempenho da mesma.
E,  principalmente,  na hora de comprar saber como escolher uma arma de pressão.
Lógico,  sempre podemos optar por modelos já consagrados,  mas nem todos tem condições financeiras para isto.
Vou publicar uma série de artigos sobre este tema,  que tenho certeza,  serão úteis a muitos adeptos deste esporte.
Como muitas armas de ar são importadas,  com manuais em inglês,  sempre que for relevante colocarei o termo em inglês equivalente entre parenteses,  ok?
Hoje,  falarei sobre o cano (barrel) que sem dúvida alguma é a parte mais importante de uma arma de ar. Como é um assunto extenso,  teremos diversos posts de continuação.
Existem canos raiados (rifled bores) ou canos lisos (smoothed bores),  com ou sem o estreitamento (choke).
Um cano de alma lisa,  como o próprio nome sugere,  não tem o raiamento interno,  e desta forma não faz o chumbinho (pellet)  girar. Este giro,  responsável pela estabilização giroscópica do chumbinho,  só ocorre em canos raiados.  As raias,  que são frisos em forma de rosca internos ao cano,  exercem um papel importante na precisão. Sem o movimento de rotação,  qualquer imprecisão na forma do chumbinho ou na sua distribuição de peso faz com que sua trajetória seja alterada. Quando o chumbinho é rotacionado, esta mesma alteração na trajetória ocorre,  porem distribuída igualmente em todas as direções,  e consequentemente anulando-se.  A velocidade de giro depende da velocidade do chumbinho e do passo das raias.  Um giro lento demais pode fazer o chumbinho traçar uma trajetória em espiral. Quanto mais veloz for a rotação melhor,  mas existe um limite mecânico neste sentido,,  sobre o qual falarei em detalhes no artigo sobre passo das raias.

No próximo artigo desta série falarei sobre o estrangulamento do cano.  Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post.
Ao fazer isto estará automaticamente participando do sorteio de brindes.

Technogun Chumbinhos para carabina de pressão