Google+

Gunshouse

Gunshouse
Gunshouse

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Chumbinhos, saiba como escolher qual utilizar : parte 1

Certamente já ficou em dúvida sobre qual chumbinho utilizar.
É uma dúvida frequente,  tanto em iniciantes quanto em veteranos,  pois a variedade é grande e os fabricantes se esforçam para mostrar as qualidades de seus produtos.
É comum se ouvir a expressão "quem escolhe o chumbinho é a carabina",  mas também se ouve dizer "mas infelizmente elas quase sempre escolhem os mais caros".
Mas a verdade é simples.  O chumbinho deve ser escolhido em função da potência da carabina,  do alcance desejado,  e da aplicação,  se é tiro ao alvo,  caça,  plinking.
Carabinas fracas necessitam de chumbinhos leves,  enquanto as mais potentes se beneficiam de chumbos mais pesados.  A idéia é manter a velocidade do chumbinho o mais rápido possível que seja abaixo de 280 m/s.  Acima de 280 m/s só se for curta distância,  pois a precisão cai muito.
Para distâncias até uns 15m,  exceto se for para competição,  praticamente qualquer chumbinho serve,  mas a medida que a distância aumenta devemos levar em consideração o coeficiente balístico,  que quanto mais alto melhor.  Isto ajuda tanto na trajetória quanto na energia do impacto.
Programas como o chairgun podem te ajudar na determinação do peso ideal.
Para tiros em papel a curta distância,  ideal são os ponta chata (wadcutters), não por serem mais precisos,  como normalmente se diz,  mas pelo corte perfeito que deixa no papel,  facilitando a leitura dos pontos.
No geral,  chumbinhos de ponta arredondada (domed)  são os mais precisos e indicados para qualquer uso.
Se o objetivo for caça,  os chumbinhos de ponta oca (hollowpoints) entram em cena,  pois normalmente são mais letais.  Recomendo ler os artigos do blog sobre hollowpoints.
Chumbinhos com ponta afiada (pointed)  tambem são indicados para caça de animais mais duros.  Particularmente não usaria,  pois domeds e alguns hollowpoints fazem um trabalho melhor.
Voltando ao caso das carabinas escolherem o chumbinho mais caro,  normalmente referem-se a chumbinhos como o Jsb exact e Jsb exact heavy,  Field target trophy e Baracuda.  Porque?  São chumbinhos com coeficiente balístico muito acima da média e altamente precisos,  Nunca vi uma carabina que não se desse bem com pelo menos um deles e não encontrei nenhum nacional tão bom quanto.  Mas alguns fabricantes nacionais fazem um excelente trabalho e chegam muito perto da igualdade ,  creio que num futuro não muito distante teremos nossos nacionais em condições de igualdade com Jsb e H&N.
No blog,  vai encontrar review de diversos chumbinhos nacionais que podem nos atender muito bem no dia a dia,  com uma fração do custo de alguns importados.
Que chumbinho eu uso? Se for nacional Combat Domed como primeira opção,  Technogun Strike como segunda opção.  Minha carabina é muito potente e se beneficia do peso maior do Combat. Em uma carabina mais fraca a situação deve se inverter. Fica ai a dica para Technogun de criar um strike heavy de 18 grains ou mais.
Já nos importados,  Baracuda Match 5.52mm é imbatível nela,  seguido de perto pelo Jsb Exact Heavy.  Jsb exact normal,  assim como o strike,  são leves demais para ela. 
Que carabina é esta? Em breve saberá,  pois estou preparando um review dela.
E,  salientando,  os importados só se justificam se eu precisar de precisão extrema na faixa entre 50-60m e com grande impacto  abaixo disto os nacionais dão conta do recado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post.
Ao fazer isto estará automaticamente participando do sorteio de brindes.

Technogun Chumbinhos para carabina de pressão