Google+

Gunshouse

Gunshouse
Gunshouse

domingo, 17 de agosto de 2014

Qual o alcance efetivo de minha arma de pressão?

Esta é uma pergunta super frequente. 
Já fiz até uma série de posts sobre isto,  com explicações mais técnicas.
Hoje,  vou deixar a técnica de lado e fazer uma abordagem prática.
O alcance efetivo da arma de chumbinho é uma combinação de fatores distintos: Potência da Arma, Qualidade da arma,  Tipo de munição utilizada,  Velocidade do vento,  Sistema de Mira e,  principalmente do atirador.
Pensando em termos de uso geral (não quero entrar no mérito se você vai fazer tiro ao alvo ou caçar),  eu considero que o alcance efetivo de uma arma de pressão é aquele em que,  levando em consideração todos os fatores envolvidos o atirador consiga repetitivamente atingir um círculo do tamanho de uma moeda de 50 centavos de real em pelo menos 9 em cada 10 tiros.
A energia do impacto é algo que também deve ser levado em consideração para algumas atividades de tiro.  Acredito que para a maioria das atividades,  a energia residual do tiro na distância pretendida deve ser suficiente para,  pelo menos,  atravessar o fundo de uma lata de nescau de 400gr (Desculpem a propaganda).
Observe que a mudança no chumbinho utilizado afeta,  e muito,  o alcance efetivo da carabina de pressão,  mesmo que todos os outros fatores permaneçam iguais. Mudar para um chumbinho melhor só não resolve se a carabina ou o atirador (ou o dois!)  forem ruins. Ai não tem solução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre este post.
Ao fazer isto estará automaticamente participando do sorteio de brindes.

Technogun Chumbinhos para carabina de pressão