Então, depois de muitos testes com fórmulas de gelatina balística encontradas na internet (a grande maioria foi reprovada), encontrei uma muito boa, que utilizei, e utilzarei nos meus testes de balística. Custo relativamente acessível, e consistência muito similar a carne humana, e com boa transparência permitindo observar detalhes da trajetória do projétil dentro da gelatina.
Para um recipente retangular de 30cm de comprimento por 20cm de largura e 20cm de altura é necessário 9 litros de água, 900 gr de gelatina em pó sem sabor e incolor, e 20 gotas de óleo de canela (puro/destilado). O óleo tem dupla função, aumentando a transparência do gel e atuando como conservante.
E o preparo é bem simples. Aqueça a água ate 40 graus celsius (entre 39 e 41 está ótimo), despeje em um balde, acrescente o óleo de canela.
A seguir, mexendo lenta e constantemente, vai despejando a gelatina bem devagar, pulverizando-a sobre a água.
Quando tudo estiver muito bem diluído , despeje no recipiente retangular e coloque na geladeira (nunca no freezer, deve esfriar e não congelar).
Depois de 12hrs na geladeira, esta pronto para desenformar e utilizar.
E é importante que a face contra a qual será realizado o disparo seja plana e em ângulo reto com o cano. Se necessário, com uma faca grande e afiada, corte a face para obter a superfície desejada.
Bons tiros!
Blog sobre tiro esportivo com ar comprimido e reviews de carabinas, chumbinhos, acessórios e produtos relacionados
quinta-feira, 8 de maio de 2014
Testes com gelatina balística (caseira, mas de qualidade) : Parte 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre este post.
Ao fazer isto estará automaticamente participando do sorteio de brindes.