Gelatina Balística é assunto de muitos vídeos e blogs quando se quer ver como um chumbinho se comportaria atingindo carne humana, ou outros animais similares. Mas no brasil é quase impossível de se conseguir.
E ai começam as improvisações, gelatina balística caseira, barra de sabão, madeira e o que se tiver a mão, afinal brasileiro é criativo e quem não tem cão caça com gato. Só que são materiais cuja dureza não é padronizada, varia de marca para marca, ou de como foi feito se for artesanal.
Mas, como bom brasileiro que sou, também fico inventando meios de comparar munições, e acabei por descobrir um material barato, de textura e consistência e dureza padronizada, que serve bem para este fim, e permite que o mesmo teste seja feito por outras pessoas em outros lugares, obtendo o mesmo resultado se for realizado da mesma maneira com o mesmo tipo de arma e munição.
Trata-se de EVA de alta densidade, com 286kg/m3. Realizei muitos testes com este material, e percebi que os resultados são consistentes em temperaturas na faixa de 0 a 35 graus, coisa impossível com barras de sabão ou gel balístico caseiro, que variam sua resistência com a temperatura.
Eu adotei para meu teste, independente da arma, tiros com o EVA a 50cm da boca do cano, com apoio de uma parede atrás para não ser empurrado pelo tiro.
Isto porque se quero comparar a munição, basta usar a mesma arma em todos que da certinho.
Mas se eu usar a mesma munição e armas diferentes, da para comparar as armas.
Espero que testem esta idéia e comentem o resultado.
Blog sobre tiro esportivo com ar comprimido e reviews de carabinas, chumbinhos, acessórios e produtos relacionados
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Teste de Impacto, Penetração e Danos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre este post.
Ao fazer isto estará automaticamente participando do sorteio de brindes.