O Joule, cujo símbolo é J, é a unidade do sistema internacional (SI) de medidas que representa energia mecânica (trabalho).
Sem querer entrar na Física da questão, e para simplificar as coisas, imagine um peso de aproximadamente 102 gramas caindo de uma altura de 1 metro. A energia com a qual ele chegará ao solo equivale a um joule.
Se este peso tiver uma grande superfície de contato com o solo, provavelmente o impacto será bem fraco, sem muitos danos. Mas se a superfície de contato for pequena tipo uma ponta, é provável que a mesma penetre profundamente no solo.
Isto porque no primeiro caso a energia foi distribuída em uma área bem maior que no segundo caso.
Vamos assumir que estamos utilizando chumbinhos tipo match, com a cabeça chata. Um chumbinho 5.5 tem 23.7mm2 de superfície de impacto, enquanto um chumbinho 4.5 tem 15.9mm2.
O impacto deve ser considerado em termos de energia distribuída pela área de impacto.
Como o chumbinho 4.5 tem uma área menor, e assumindo a mesma quantidade de joules no momento do impacto, o impacto do 4.5 será 49% mais forte que o 5.5.
Em valores práticos, imagine um chumbinho 4.5 atingindo o alvo com energia de 10J. Seria como se um peso de 1.020kg caindo de um metro de altura atingisse o solo sobre uma área de apenas 15.9mm2, equivalendo a um peso cuja base tivesse 1m2 pesando mais de 60 toneladas caisse de um metro de altura sobre o solo. Não é pouco!
O Foot Pound, cujo símbolo e ft/lb é a unidade britânica utilizada para a mesma finalidade, equivalendo a 1.36 J.